Artigos





Para que servem as Escolas?

17/11/2011 Ana Elisabeth Santos de Oliveira Lima


Utilizando o titulo de um livro de meu pai, o Prof. Lauro de Oliveira Lima, gostaria de fazer uma reflexão com os pais para uma tomada de decisão de como escolher bem onde os filhos passarão muitas e muitas horas de suas vidas.

O que você quer para você é bom querer para seus filhos. Você gosta de seu trabalho? Ou gostaria de ser feliz nele? Pense que o mesmo deve acontecer com seu filho na escola. Jamais a escola deve despertar nele angustia ou tristeza. Ser muito feliz é o que importa realmente.

O que deve ser esperado da escola?

1 Um trabalho pedagógico envolvente, onde a criança tenha prazer em realizar as tarefas;

2 Um ambiente tranqüilo e entre amigos onde ele possa fazer sua socialização com segurança;

3 Uma equipe de pedagogos que estejam realmente unidos para promover o desenvolvimento infantil ou juvenil;

4 Material pedagógico que traga ate a criança situações problemas para serem resolvidas, promovendo assim a introdução dos conteúdos;

5 Trabalho envolvendo as artes e principalmente a musica (a musica é uma atividade abstrata);

6 Ambiente em geral deve ser alegre, mas não confunda com um clube; a escola tem características diferentes;

7 Não deixe de pensar que a biblioteca é muito importante, mesmo com todo aparato tecnológico;

8- A Escola deverá estar preocupada em se relacionar com a Comunidade; veja então o calendário para saber se as crianças saem dos muros da escola;

9 E finalmente, como são avaliadas as crianças e jovens? Nunca fique satisfeito se são feitas avaliações somente através das provas, temos que ter observações diárias para realmente acompanhar o desenvolvimento das crianças.

10 Uma Direção presente e realmente participativa. Conheça a Direção para você saber quem é o carro chefe do sistema onde você esta deixando seu filho.

Estes foram alguns pensamentos para que os pais fiquem atentos ao observarem a Escola onde vão deixar seus filhos e saberem que são estes profissionais que vão formar a ética e a moral de seus filhos junto com a família.

A Escola deve servir para fazer um acompanhamento junto com a família e para promover o desenvolvimento da criança. Teste bem se estes profissionais conhecem o desenvolvimento infantil.



Comentários


Nenhum comentário


Inserir comentário




A Chave do Tamanho foi a minha primeira escola. Quando entrei, eu nem sabia andar ainda e lá fiquei até os sete anos de idade. Morei em Salvador durante dois anos, 1989 – 1990, e, em 1991, voltei para fazer meu último ano. Foi a única escola cujas professoras estavam mais preocupadas com o caminho até as respostas do que com o resultado final. Foi lá que eu percebi, na verdade eu percebo isso melhor hoje, que o mais importante não é o resultado, mas como chegamos até ele, como construímos nosso ser e nosso pensar desenvolvendo a nossa inteligência, nossas múltiplas inteligências na verdade. Na Chave era onde as professoras não me desmotivavam ou ficavam de “cara feia” pelo meu excesso de curiosidade. Ao contrário, me motivavam a pensar em uma mesma coisa de várias maneiras diferentes. Lá também fiz grandes amizades que tenho até hoje, professoras inesquecíveis que foram como segunda mãe como Arilza, por exemplo. Hoje, sou músico e professor de música. E nessa função de educador procuro motivar meus alunos da mesma maneira que fui motivado. Obrigado professor Lauro e toda sua família pelo que fizeram por mim e por tantos outros que pela Chave do Tamanho passaram. Deixo um grande beijo e um forte abraço a todos!

Gabriel dos Santos Macedo
REFFER - Soluções para Internet

Copyright 2009 © - Todos os Direitos Reservados