Jean Piaget



Especialista em psicologia evolutiva e epistemologia genética, filósofo e educador, Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 09 de agosto de 1886, e morreu em Genebra a 16 de setembro de 1980. Desde criança interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia. Enquanto terminava seus estudos secundários, trabalhou como assistente voluntário do Laboratório do Museu de História Natural, de Neuchâtel, sob a direção de Paul Godet, especialista em malacologia. Com a morte de Godet, em 1911, continuou trabalhando no laboratório e escreveu vários trabalhos, alguns publicados pelo Museu de História Natural de Genebra, na Lamarck Collection e na Revue Suisse de Zoologie.

Ao lado da formação científica em biologia, sentiu-se igualmente atraído pelo que chamou de " demônio da filosofia" . Através de seu padrinho, Samuel Cornut, tomou conhecimento da obra de Henri Bergson, especialmente com L'Evolution créatrice (1905), da qual recebeu profunda influência . A filosofia bergsoniana permitiu-lhe imprimir nova direção em sua formação teórica, conciliando sua formação científica com suas disposições especulativas.

Licenciou-se em 1915, dedicando-se depois à leitura de Immanuel Kant, Herbert Spencer, Auguste Comte e, na área de psicologia, de William James, Theodore Ribot e Pierre Janet. Por outro lado, sua formação lógica deveu-se a Arnold Reymond. Nessa época, escreveu " Esboço de um neopragmatismo" (1916) e, entre 1913 e 1915 tomou contato com os trabalhos de Max Wertheimer e Wolfang Kohler, da escola gestaltista de Berlin.

Registrando-se na divisão de ciência da Universidade de Neuchâtel, dela recebeu o título de Doutor em Ciências (1918), seguindo depois para Zurique, onde estudou nos laboratórios de psicologia de G.F.Lipps e estagiou na clínica psiquiátrica de E. Bleuler. Foi nesse período que tomou contato com as obras de S. Freud e C. Jung.

Em 1919 ingressou na Sorbonne, onde estudou psicopatologia com Henri Piéron e Henri Delacroix. Simultaneamente, estagiou no hospital psiquiátrico de Saint' Anne e estudou lógica com André Lalande e Lén Brunschvicg. Recomendado por Theodore Simon para trabalhar no laboratório de psicologia experimental de Alfred Binet, fez pesquisas com o teste de Burt em crianças parisienses e crianças deficientes mentais no hospital da Salpatriere, onde pesquisou a formação do número na criança, em colaboração com A. Szeminska.

Em 1923, assumiu a direção do Instituto Jean Jacques Rousseau, de Genebra, passando a estudar, sistemáticamente, a inteligência. Desde 1921, lecionou em várias universidades da Europa, além de proferir conferências nos USA, recebendo ali o título de doutor honoris causa. Também recebeu esse título da Universidade de Paris, onde lecionou.

Esteve no Rio de Janeiro em 1949, como professor-conferencista, recebendo da Universidade do Brasil (hoje UFRJ) o título de doutor honoris causa. Em 1955, com o auxílio financeiro da Fundação Rockfeller, fundou em Genebra o Centro Internacional de Epistemologia Genética.

Jean Piaget foi o responsável por uma das maiores contribuições no campo da psicologia científica contemporânea, na área específica do comportamento cognitivo. As aplicações de sua teoria do desenvolvimento encontram-se muito difundidas, no campo pedagógico e na explicação da evolução da conduta cognitiva.

Nome: Caetano Altafin Cunha Querida Professora Beta e demais amigos, Meu nome é Caetano Altafin Cunha. Tive a felicidade de cursar até a oitava série do ensino fundamental no Centro Educacional Jean Piaget. Gostaria de parabenizar todos os professores e funcionários da Chave do Tamanho pelo trabalho desenvolvido. Reconheço que essa instituição foi fundamental para o desenvolvimento de minha individualidade e criatividade e, sobretudo, pelo meu amor è leitura e à educação. Estou cursando o Mestrado em Direito na Harvard University, com especialização em direito corporativo e mercado de capitais, e presido uma organização voluntária e projeto denominado Um Pé de Biblioteca, cuja função é incentivar a implementação de bibliotecas comunitárias em comunidades carentes. Certamente, a Chave do Tamanho exerceu uma influência determinante nesse caminho que escolhi seguir. O reconhecimento da leitura como instrumento de desenvolvimento social tão encorajado pela Chave do Tamanho e a inteligência emocional que desde cedo a Chave permite desenvolver por meio de atividades coletivas têm sido fundamentais em minha rotina em Harvard. Por aqui, profissionais diariamente encorajam os alunos a desenvolver tudo aquilo que a Chave desde os primeiros anos de ensino incentiva. Por tudo isso, a vocês, meu reconhecimento e mais sinceros agradecimentos! Um forte abraço a todos, Caetano

Ana Elisabeth Santos de Oliveira Lima
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